Vai ter #RPGnoTwitch com Anjos, Demônios e muito Rock’n Roll!

“Por aqueles que arrebatam com veemência as almas dos homens,
E aqueles que as libertam suavemente,
Por aqueles que nadam com serenidade,
Por aqueles que ultrapassam com precipitação,
Por aqueles que dispõem dos assuntos deste mundo,
No dia em que a trombeta lançar seu primeiro toque,
Seguido por outro toque,
Juro que seus corações estarão palpitando,
E seus olhos cheios de pavor.”
– O Alcorão, 79:1-9 (versão Chalita)

 

E assim começa a mais nova obra de arte RPGística que finalmente ganhou versão brasileira este ano, após 20 anos do lançamento em seu idioma original pela Steve Jackson Games, graças ao trabalho suado da Dimensão Nerd Editora.

Um jogo polêmico, baseado em outro jogo polêmico.

Comçando pelo começo, In Nomine é uma livre adaptação em forma de paródia de um jogo de origem francesa chamado “In Nomine Satanis Magna Veritas” que teve a sua primeira edição proibida e tirada de circulação em diversos países por tratar de assuntos como a corrupção das igrejas, pedofilia, necrofilia, arrombamento de túmulos, dessacralização das religiões e tudo isso tendo como pano de fundo uma guerra que ocorre entre Anjos e Demônios pelo domínio da raça humana.
Derek Pearcy, autor da livre adaptação americana, ao tomar contato com o conteúdo do jogo e seu sistema enxergou um grande potencial ali para ser algo mais que um jogo “banido” e resolveu criar a sua própria versão das regras e do cenário deixando um pouco de lado o clima “gore”, trazendo-o para as nuances da tragicomédia e simplificando suas regras para transformá-lo em um jogo focado na construção narrativa de histórias onde os Anjos e os Demônios degladiam entre si pela “salvação” da humanidade.

Deus e Lúcifer não entram em acordo sobre como “guiar a humanidade” desde o início dos tempos. Tá, até aí isso não é novidade pra ninguém. Agora, a maneira como cada um deles teve que “descentralizar” o poder de suas mãos para poder continuar no pário já é algo que quase ninguém parou pra pensar e, se parou, nunca expôs.

 

In Nomine trata exatamente disso. Quem são os comandantes das hordas Infernais/Angelicais? O que eles fazem e como o fazem? Que responsabilidades eles têm sobre a humanidade? O que eles precisam reportar para Lúcifer/Deus? E os seus subordinados? Quem são eles? O que os Demônios/Anjos possuem em comum? Será que todos se odeiam ou alguns deles até trabalhariam juntos se necessário?

É nessa direção que vão se estender as narrativas acompanhadas por um sistema extremamente leve chamado de d666 onde sempre são rolados apenas 3d6: dois da mesma cor, e um de cor diferente. Os dois da mesma cor sempre são somados e devem sempre atingir um valor abaixo do número alvo. O de cor diferente vai sempre representar a intensidade do acerto/falha. E é isso. Um sistema simples e que facilita a narrativa sem deixar de colocar os personagens dos jogadores em risco todas as vezes em que rolam os dados.

O livro chega às prateleiras em 3 versões muito bem editadas e com qualidade extremamente alta, com materiais de capa e interior cuidadosamente escolhidos à dedo: A versão capa dura com a ilustração oficial da segunda edição do jogo lançada no final dos anos 90; uma edição de luxo em capa de couro branca com relevo em vermelho, simbolizando os anjos; e uma edição de luxo em capa de couro preta com ilustração em vermelho, simbolizando os demônios. Ambas versões de luxo também existiram na década de 90 mas eram consideradas “raras”, produzidas em pouquíssima quantidade, estratégia escolhida também pela versão brasileira que somente cederá as versões de luxo às lojas e grupos que aderirem o seu Organized Play.

VAI TER STREAM! \o/

Pensando em trazer a vivência e experiência do que é esse universo criado por Pearcy Derek e sancionado pelo Steve Jackson, nós da Roleplayers entramos em contato com a Dimensão Nerd e negociamos uma aventura que acontecerá em primeira mão em nosso canal! \o/

Ela se chama “Luz, Sombras e Ação” e contará o que acontece antes da “Entre Luz e Sombras” que é a aventura que está abrindo o Jogo Organizado oficial da editora no Brasil. Começamos domingo agora à partir das 11hs no nosso canal ta Twitch com a criação dos personagens e seguiremos em domingos quinzenais por mais 5 sessões.
Os convidados para encarnarem os Anjos, são esses caras aqui ó:

REYNALDO JUNIOR “OOZE” @Ooze

Rey Ooze é um anjo de pessoa que joga RPG desde 1994. Teve um blog de RPG por volta de 2008 que teve suas atividades tragicamente interrompidas pela preguiça. Em 2013 Criou o Áureos, um jogo sobre Orixás e Capoeira que oxalá um dia será publicado. Suas predileções são Fantasia Medieval, Fantasia Urbana e churrasco.

FLAVIO MARTINS DE ARAÚJO “METALFLAVIO” @Metall_Flavio

Flávio é um linguista que é viciado em livros e RPG. Lê praticamente qualquer tipo de literatura, mas é um leitor compulsivo de J. R. R. Tolkien. Jogar RPG é algo recente para ele, mas desde que começou tem se empenhado em ler e jogar os mais variados sistemas. Além disso, curte vídeo game e cerveja e tem como falha tretar na internet com os gramatiqueiros de plantão.

NATALIA SENRA COSTA “NAT” @Nsscosta

Hobbit, Halfling ou Kender, Natalia representa os Pequeninos neste plano de existência, independente de para onde irão os royalties. Exceto os pés peludos, compartilha muito com Peregrin Tûk e seu jeito leve de ser: o riso fácil, a eterna curiosidade por todas as coisas novas e a incrível habilidade de fazer merda. Ela certamente derrubaria o Palantír no chão, e ainda sairia rindo.
Jogadora e entusiasta de RPG há mais de 20 anos, considera-se uma verdadeira ativista da causa Nerd desde quando as pessoas ainda tinham vergonha desse termo. Livros, Games, Quadrinhos, Jogos de tabuleiro, Colecionáveis, traz o pacote nerd completo acrescido de um amor incondicional por seus 2 familiares, os Pugs.
Nascida no condado pleonástico de Volta Redonda, as quests da vida fortuitamente a trouxeram para o Grande Reino de São Paulo, onde encontrou os representantes da Roleplayers e pôde, finalmente, desfrutar da felicidade de jogar RPG 3x na semana.

LUIZA CIACI “LU” @LCiaci

Luiza é uma halfling, maga N/G e nível 7, mas infelizmente perdeu seu grimório e seu familiar é um gato (pseudo-tigre) chamado Oliver.
Lu conheceu RPG na 6 série, jogava AD&D e TOON nos intervalos da escola, e as vezes durante as aulas. Ela é Gamer, líder de guilda, viciada em quadrinhos, animes e filmes. Recentemente mestra Pathfinder e Chronicles of Darkness para um grupo fixo em sua cidade, Volta Redonda.

No comando do mestre Zig Caldarelli, vamos curtir muito essa aventura e entender o que os Anjos e os Demônios tanto fazem aqui na terra que não nos deixam em paz?
Domingo agora dia 30 de julho das 11h às 14h no nosso canal www.twitch.tv/vairoleplayers estréia “Luz, Sombras e Ação”!!!
Nos vemos lá! Não percam!

HAUL! o/

 

Author: Leandro "Siegfried" Caldarelli

Narrador Fundador e Produtor da Roleplayers. É ator e diretor, apaixonado por RPG tanto quanto pelo teatro e sempre gostou muito de narrar em eventos. É entusiasta de tech art e sommelier de cervejas. Adora HQ's, Mangás, Anime, jogos eletrônicos (principalmente antigos) e jogos de tabuleiro. Narrativista e adepto do roleplay ao extremo, suas mesas geralmente são super imersivas, fazendo os jogadores mergulharem no universo da fantasia.

Share This Post On

Submit a Comment