[SOBREVIVÊNCIA] Os famigerados dados de RPG!

A base da maioria dos jogos de tabuleiro é o próprio tabuleiro. Alguns talvez foquem nas miniaturas ou nos famosos “peões” e, é claro, nos dados.

Agora você se pergunta: “Porque esse assunto? Porque falar de algo comum?” Aí é que está o porém: os dados de RPG não são dados tão simples como você imagina! Temos os d4, d6, d8, d10, d12, d20, ou pra você que não entendeu essas abreviações: dados de 4, 6, 8, 10, 12 e 20 faces.

untitled

Esses dados são usados em diferentes situações do jogo, ou seja, existe uma “função” diferente para cada um deles no RPG. Essa variação no número de lados serve para controlar o grau de aleatoriedade e equilibrar as regras do sistema de jogo.

Lógico que isso varia muito de um sistema para outro mas, geralmente o tipo de dado muda de acordo com o nível do personagem, tipo de arma, magia ou até mesmo defesa que são usadas pelos personagens da narrativa. Quem já joga um determinado sistema de RPG, está bem familiarizado com os dados, planilhas e alguns tipos de regras. talvez você seja essa pessoa. 😉

Se não…

Se você está começando a jogar RPG agora e tem algumas dúvidas, espero que esse artigo possa esclarecer algumas.

Existem todos os tipos de dados que você pode imaginar: dados com efeitos metálicos, translúcidos, coloridos, marmorizados, metalizados, com diferentes tipos de inscrições (o élfico do Senhor dos Anéis é o mais comum de se encontrar), de tamanhos e tipos diferentes. Alguns outros jogos narrativos ou de tabuleiro também usam os dados diferentes. Mas contrário também acontece: RPG’s que usam apenas dados tradicionais. Um exemplo que eu particularmente amo demais: Shot Gun Diaries, da Redbox Editora. Um jogo narrativo de zumbis onde só se usa o d6, não é genial?

Sem contar que no lugar do 6, tem uma desenho bem legal de um zumbi!!!

Sem contar que no lugar do 6, tem uma desenho bem legal de um zumbi!!!

“Tá, moça, eu não jogo. Num tô entendendo…”

Bom, quando se fala em dados de RPG, acredito que muitas perguntas surgem (vai por mim, eu já fiz essas perguntas um dia), tipo:

  • A cor dos dados influenciam alguma coisa no jogo?
  • Porque existem dados de diferentes tamanhos?
  • Porque existem dados com os lados mais arredondados e outros mais finos?

Normalmente, cor e tamanho não influenciam absolutamente nada no jogo. Isso vai do gosto de cada jogador.

No caso do formato das extremidades do dado, existe uma explicação: os com a ponta mais fina são chamados de dados de precisão, ou seja, quando você rola ele uma vez na mesa e ele pára muito rápido; os que possuem as pontas arredondadas teoricamente não são tão precisos quanto eles, ou seja, rolam mais antes de se definirem.

Percebeu a diferença?

Percebeu a diferença?

Entretanto, fique tranquilo que você pode usar tanto um quanto o outro, vai do seu gosto. 😉 Nas lojas de RPG, você encontra o dado que mais combina com o seu gosto, é só uma questão de fazer uma boa pesquisa que com certeza você vai encontrar dados sortidos ou até mesmo seu kit completo de estimação.

Acessórios, sim! Acessórios!

Como se esse monte de dadinhos lindos não fosse o bastante pra enlouquecer a gente, ainda existem bolsas, suportes, caixinhas e outras coisinhas mais para guardar os seus dados! page 3

Fora os pingentes feitos com os dados, bolos com o tema de RPG, pirulito na forma do dado ou até mesmo um dragão para você proteger o seu d20!

page 8

Curiosidades sobre os dados de RPG

  • Dados que matam! Pra você que achou que os dados não fazem mal a ninguém, existem dados de rpg mais perigosos do que você já viu, dados com espinhos que podem machucar!
Teria coragem de rolar esses dados mortais?

Teria coragem de rolar esses dados mortais?

 

  • Existe o dado de 100 lados, que é esférico, e é usado para decidir porcentagens. Como ele não é muito comum, as pessoas geralmente usam 2d10, um pra dezena e outro pra unidade.
Isso é uma bola ou um dado?

Isso é uma bola ou um dado?

 

  • Dadinhos mini!  Um jogo de miniaturas de navios bem antigo, chamado Pirates of the Spanish Main trazia um dadinho muito pequeno dentro da sua embalagem!

pirates 2

  • Dados perecíveis! Os dados do jogo Heroquest, da Estrela, eram um tormento! Pois quanto mais você os jogava, mais os dados se apagavam! Simplesmente sumiam os emblemas.

heroquest

  • Dados intuitivos! O jogo de RPG O Um Anel, da Devir Livraria, usa um sistema diferenciado de rolagens para tornar mais intuitivos os resultados nos dados e facilitar a narração!

O Um Anel

To sem grana! E agora? Fique tranquilo, pois hoje em dia existe aplicativo pra tudo, inclusive para dados de RPG. Os aplicativos estão disponíveis no Google Play e na iOS Iphone.

Eu recomendo pelo google play o aplicativo DADOS D&D: você muda o tamanho do dado e também pode mudar a cor; então quando você enjoar de um, você pode ter outro! nele você encontra todos os dados e uma moeda para tirar um “cara ou coroa”. Um aplicativo fácil de se manusear 😉

unnamed

Bom, espero que vocês tenham gostado e aguardo as perguntas, dicas e curiosidades de vocês aqui os comentários! Beijocas

Author: Thais Petunya

Share This Post On

12 Comments

  1. Realmente, Dados de Precisão… Precisão ser pintados. Hahahaha.. Ótimo Post Thaís, pena que os dados aqui são bem salgados (em termos, $dilmas$), senão eu teria um baú com tantos dados que um dragão Vermelho Ancião teria inveja.

    Beijão

    • Muito obrigado ajudou muito pena q aqui em minha cidade n encontrei lojas de R.P.G eu estava pensando em comprar um kit na net eu encontrei somente o d12 aqui

      • Oi Guilherme, desculpa não responder antes… Correrias do dia-a-dia

        Bom, aqui em São Paulo temos também poucos lugares que vendem, geralmente
        agente compra do amigo, ou do amigo do amigo. Mais tem uma loja que eu sei
        quem faz vendas online e você pode comprar http://www.Moonshadows.com.br

        Muito Obrigada… 🙂

  2. Eu mexi com muitos dados na década de 90, fazendo até testes de durabilidade nas paredes da Devir, onde trabalhei. 🙂

    Lá encontrei alguns dados que hj faz parte da minha coleção como dado d30, d16 e um raro d7 o único dado que vi e que é em número ímpar.

    • Oi Silvio
      Olha, eu tinha ouvido falar do D30 mais achei que era brincadeira…
      AGORA SEI QUE ELE EXISTE =D
      Como tenho pouco tempo no mundo do RPG não tinha o mínimo conhecimento que esses dados existiam,
      e com essa informação você me despertou um interesse ainda maior pelos dados de RPG… he he he

      Muito Obrigada pelo carinho.

  3. Onde eu encontro esses dados com espinhos, depois que li esse post procurei bastante e não consigo encontra.
    Grata pela atenção!

  4. Como a tendência é esquecer um ou outro dado, no sofá, no carpete ou no chão, é uma péssima idéia ter dados com espinhos. Quem nunca pisou em um, especialmente o D4, a pirâmide do inferno, especialmente de noite? Aíí 😀

    • Oi Oriom Lisboa
      Bom, isso nunca aconteceu comigo, mais acho que deve doer a beça pisar em um D4…
      Como eu sou muito chata com meus dados, eu guardo todos eles numa caixinha e pego só aquele que irei precisar no dia
      e sendo muito mais chata ainda, eu não sossego enquanto não estiver todos na minha mão…. he he he he
      Os dados mais perigosos do mundo, na minha opinião tá mais para um item de colecionador, é uma coisa extremamente legal de se deixar a amostra.

      Muitíssimo Obrigada pelo comentário, agora sei que não devo em hipótese nenhuma jogar rpg no chão da minha casa, vai que esqueço e piso num D4… ai ai ai ai 😛
      E continue acompanhando a ROLEPLAYERS nas redes sociais
      Beijocas 🙂

  5. Já tive muitos e muitos dados. De todos os tipos. Infelizmente eles foram se perdendo com o desfacelamento do meu antigo grupo de RPG. Hoje só tenho dois conjuntos da Chessex, um branco e outro acrílico vermelho. Estou com ideia de fabricar meus próprios dados a partir destes. Também estou com ideia de fazer (mais um) retroclone do D&D 1ª Ed. Vamos ver como isso vai se dar. Parabéns pelo Blog.

    • Oi Robert… Muito legal isso que você vai fazer, fabricar seus próprios dados de RPG
      uma sensação de orgulho né… TIPO: – FUI EU QUE FIZ!!! 😉
      Manda as fotos quando você terminar, eu adoraria ver… 😀

      Muito Obrigada, por ler meu post… Gratidão _/\_

Submit a Comment