Sobre a Roleplayers

Somos uma equipe de profissionais que oferecem atividades nos segmentos de arte, cultura, lazer, educação, treinamento e marketing usando jogos de RPG, cardgames e boardgames.

Matéria exibida pela Globo News em 3 de maio de 2015, link original

O que é a Roleplayers?

Recrutamos jogadores apaixonados pelo que fazem e treinamos:

  • Elaboração de enredos colaborativos e narrativas compartilhadas;
  • Habilidades de mediação de conflitos para aprimorar o trabalho de equipe;
  • Técnicas de narração para descrição de cenas vívidas e vibrantes;
  • Métodos para interpretação de personagens marcantes e desafios divertidos;
  • Didática para ensinar e mediar as regras de diversos jogos diferentes.

Tudo para capacitar nossa equipe a oferecer uma experiência de jogo cada vez melhor, mais integradora, divertida, empolgante — explorando o melhor que os jogos podem oferecer.

Nossos valores

  • Agir de forma ética, divertida e empolgante.
  • Jogar garantindo respeito mútuo e entretenimento coletivo.
  • Oferecer atenção e respeito às opiniões de colaboradores e participantes.
  • Preservar a cooperação e a livre escolha de cada um.
  • Comunicar-se de forma orgânica, porém clara e objetiva.
  • Usar os jogos para promover colaboração e solidariedade.
  • Combater preconceitos, hostilidades e intolerância com gentileza e tenacidade.
  • Valorizar sempre a criatividade e dedicação.

Se você tem alguma sugestão, dúvida, oportunidade ou se quiser saber mais sobre nossa empresa, escreva para contato@roleplayers.com.br.

Por que profissionalizar a prestação de serviços nos jogos analógicos?

Nosso foco atual é oferecer a melhor experiência de jogo possível com os melhores produtos do mercado.

Embora o mercado de jogos analógicos tenha evoluído com o nascimento das produtoras independentes e do crowdfounding, a prestação de serviços nesse ramo está muito atrasada profissionalmente.

A estrutura ainda é baseada nos produtos em si, sendo que o verdadeiro diferencial dessa modalidade de entretenimento é a experiência de jogo.

O que a Roleplayers oferece?

Dividimos nossa atuação em:

  • Promotoria de jogos
  • Treinamentos
  • Divulgação

Dentro do nosso portfólio temos desde eventos de entretenimento até a formação de polos culturais, passando por treinamentos escolares e empresariais.

Promotoria de jogos: eventos e pólos de entretenimento

A maior parte do nosso trabalho é efetivamente a organização e promotoria de jogos.

Nossos narradores se preparam e oferecerem partidas de diversos jogos. Criamos nossa programação conforme a oportunidade, escolhendo os jogos e as temáticas apresentadas de acordo com cada proposta. O RPG permite criar atividades narrativas sob qualquer tipo de temática. Pela versatilidade que o jogo oferece, nos especializamos em criar e adaptar atividades especialmente voltadas ao objetivo de cada atuação da nossa equipe.


Matéria exibida pela Globo News em 19 de dezembro de 2016, link original

Campeonatos, oficinas, pólos e áreas de jogos

Uma das nossas modalidades mais populares de jogo organizado são os desafios: circuitos de atividades onde os grupos de jogadores que trabalharem melhor em equipe recebem prêmios dos nossos parceiros.

Outra atividade comum é estruturarmos e administrarmos áreas de jogos, onde os visitantes podem participar dos nossos jogos ou oferecer seus próprios jogos mediante inscrições prévias. Isso cria espaços compartilhados onde todos podem confraternizar e se divertir.

Dependendo da continuidade, podemos combinar a organização de jogos com oficinas de monitoria para transformar esses espaços compartilhados em pólos de jogo que vão ganhando autonomia para que os próprios visitantes passem a frequentar a atividade.

Treinamentos: ensinar jogando e jogar ensinando

Outra parte do nosso trabalho é focada em ensinar jogos.

Como o RPG e os boardgames e cardgames modernos ainda são novidades para muita gente, nos especializamos em produzir atividades voltadas a jogadores iniciantes, ensinando a jogar e facilitando o entendimento das regras e da dinâmica de jogo.


Matéria exibida na TV Terra em 19 de julho de 2013, link original

Aprender sobre jogos e usando os jogos

A prática constante de técnicas pedagógicas e o estudo contínuo de manuais nacionais e importados especializados faz muita gente nos procurar para aprimorar sua habilidade de jogar e até aprender jogos específicos, através de treinamentos voltados público, dentro de empresas e via consultoria particular.

Com a descoberta dos jogos como uma poderosa ferramenta pedagógica e o aumento da demanda por atividades de game learning, também começamos a aplicar os jogos para ensinar temas específicos em escolas e empresas.

Divulgação: presencial e digital

A ampla divulgação dos jogos também é parte fundamental do nosso trabalho.

Somos especialistas em elaborar formas de divulgar produtos e serviços usando os jogos. Também temos poderosas ferramentas de alcance dentro do público dos jogos, para auxiliar profissionais e empresas a falar com esse nicho de mercado.

Para fortalecer todas as nossas iniciativas, contamos com uma sólida plataforma digital capaz de impactar quase 20.000 pessoas, composta por site, e-mail e perfis as mídias sociais com:

Além disso, também fazemos transmissões ao vivo de partidas de RPG pela internet através de um canal no Twitch a maior plataforma de livestreaming do mundo. Nosso canal já passa de 1.700 visualizações e conta com mais de 570 seguidores que são avisados por e-mail e celular quando entramos ao vivo para interagirem diretamente com as transmissões.

Posteriormente, os programas são publicados no nosso canal oficial do YouTube onde ficam disponíveis para as pessoas que não puderam acompanhar ao vivo. Ao publicarmos o episódio por lá, nossos mais de 1.100 assinantes são alertados para acessar e assistir os programas a hora que desejarem.

Um pouco mais do nosso trabalho…

Iniciamos nossas atividades em 25 de maio de 2013 e desde lá já passamos por mais de 100 eventos promovendo, ensinando e divulgando o RPG em pelo país.

Abaixo selecionamos álbuns de alguns dos eventos que realizamos ao longo da nossa trajetória.

Cursos e oficinas ministradas

Últimos eventos culturais em destaque

RPG como ferramenta cultural

Desde o início da nossa trajetória, temos projetos paralelos para interessados em usar o RPG como foco para ações sociais. Nos cadastramos como doadores de medula, regularmente fazemos doações de sangue e já até ajudamos na construção de um centro tecnológico numa comunidade em situação de risco da Zona Leste de São Paulo. Vez por outra narramos gratuitamente em eventos beneficentes.

Com ajuda de projetos culturais, já promovemos mais de 200 horas de RPG gratuito na periferia de São Paulo.

Projeto #vemjogarRPG

Comecinho do projeto, em novembro de 2013…

…meio do projeto ao longo do ano…

…encerramento do projeto em maio de 2014! Crescemos um pouquinho nos 10 meses de atividade. :-)

…encerramento do projeto em maio de 2014! Crescemos um pouquinho nos 10 meses de atividade. 🙂

Cresceu, né?

Dá pra ver pelas fotos que a gente acabou até precisando de uma sala maior! 😉

Os resultados foram muito legais, também!

Projeto Vem Jogar RPG #vemjogarRPG na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Ótimo pra quem começou com menos de 10 participantes, né? 😉

Se você tem interesse em participar, escreva para contato@roleplayers.com.br ou entre no nosso grupo lá no Facebook.

Esse documento é uma obra intelectual protegida pelas disposições legais aplicáveis ao direito autoral segundo artigo 17 da lei nº 5988 de dez/73. Nenhuma parte do conteúdo pode ser reproduzida ou editada total ou parcialmente sem expressa autorização. A reprodução ou replicação do conteúdo é proibida. Todos os direitos reservados para ROLEPLAYERS® RPI RM2263 1