[RESENHA] O Um Anel RPG

Fala Galera, aqui quem vos fala é o mestre Guten.

Hoje vou falar um pouco mais sobre o sistema de RPG do O Um Anel, ele é um RPG FODA Fantástico, cada dia que estudo mais sobre ele e discuto as regras mais ele sobe no meu conceito de RPG bom. Este sim é um RPG narrativo que tem um sistema muito legal de regras. Sem falar que é na Terramédia.

sinal-de-positivo-Facebook

Bom vamos lá, vamos começar a falar sobre o RPG em si.

TOR_slipcase_contents

Na edição Brasileira, lançada pela Devir editora, os livros (são dois, o livro do aventureiro e o livro do mestre) vêm em um Box todo especial, com capa para proteção dos livros, mapas das terras ermas e kit de dados, tudo feito com muito capricho.

A arte final dos livros está linda, com uma qualidade de impressão próxima com a da edição lançada lá fora.

Bora falar sobre o sistema.

G-A-L-E-R-A, este é um RPG que certamente está dentro do meu top 5 dos RPG’S mais legais de jogar e de narrar.

vinheta4

Vou colocar alguns tópicos aqui para vocês leitores, entenderem o porque é tão legal assim:

  • Muito louco para Narrador e Jogador.

Em determinadas situações os JOGADORES e até mesmo o próprio NARRADOR pode invocar um ASPECTO do personagem e não ROLAR DADOS para superara aquele problema.

Exemplo em jogo.

Uma Qualidade.

Um personagem está explorando um emaranhado de cavernas e ele percebe que tem um muro por onde pode passar. Se ele tiver o aspecto exploração de túneis, o personagem diz ao mestre:

Eu sou um personagem conhecedor de túneis, e esse muro está dentro de um túnel, sendo assim mestre eu poderia utilizar o meu aspecto explorador te túneis, para escalar esse muro sem rolar dados?

Mestre da Narrativa :

Sim pode sim…

Utilizando de argumentos e dando um bom motivo para poder utilizar seu aspecto (especialidade), pode sim superar o obstáculo sem rolar dados.

Outra situação.

Um Defeito.

Uma comitiva está passando por uma floresta. Eles sentam em roda para arrumar e ajeitar seus pertences pois a comitiva já sabe que do outro lado da colina tem um acampamento de Goblins e o combate é iminente. Um dos jogadores fala ao mestre:

Mestre queremos ir atacar o acampamento dos Goblins de surpresa, eu quero ir na frente pois tenho o aspecto (característica distintiva) cauteloso, e eu vou bem devagar e sem fazer barulho.

Mestre da Narrativa:

Sim você pode ir, sem fazer barulho algum.

Nesse momento a comitiva é atacada pelos Goblins.

Jogadores:

Mas como eles nos viram mestre?

Mestre da Narrativa:

Um dos membros da comitiva tem um aspecto (característica distintiva) que é bem-falante: ele fala demais! Um dos Goblins tinha escutado o membro da comitiva falar lá trás, antes da comitiva rastrear os Goblins. Isso fez eles serem detectados muito antes deles perceberem os Goblins.

Com essa última possibilidade o jogo pode ter uma variação fantástica! Lógico foram duas variações hipotéticas para uma demonstração de como usar os aspectos.

  • A rolagem de dados é só com D6 e D12, sendo o D6 o dado de sucesso, e o D 12 o dado de proeza (dado especial com a runa de Gandalf e o olho de Sauron), o dado só tem números até 10.

TORdice Os sucessos são divididos em TRÊS tipos:

SUCESSO = a soma de todos os dados é igual ou superior ao numero que o mestre pré determinou ( NA, Numero Alvo), ou caiu uma runa do Gandalf, o jogador supera mais por pouco não erra.

SUCESSO MAIOR = em um dos dados de 6 lados, caiu um 6! O jogador fez algo que será lembrado pelos membros da comitiva para sempre.

SUCESSO EXTRAORDINÁRIO =  em dois dados de 6 lados, caiu 6! O jogador fez algo que será lembrado pelos bardos de tavernas para sempre.

E a FALHA CRITICA = caiu um olho de SAURON no dado de proeza, nem precisa somar os restantes: caiu o olho é falha critica!

  • Muito bom para narradores.

mestre-do-dano

Os mestres que já narraram em eventos sabem como existem jogadores caóticos, que não estão nem aí para nada! A cena inicial é em uma taverna, você mestre prepara tudo lindo maravilhoso e o jogador vai lá e fala ….. vou matar a taverneira!
Velho porque você vai fazer isso?
Porque eu quero!!!!!!!

Eu tinha uma raiva desses jogadores, agora não …. você quer? OK, você pode!

Terminada a ação ….

Mestre da Narrativa … ótimo você tem mais DOIS pontos de sombra  (mestre muito FELIZ).

garygygax_31

No O Um Anel existe uma entidade chamada SOMBRA.

É a sombra que tenta corromper a terra média desde sua criação. No jogo a sombra fica muito evidente no lado obscuro da personalidade dos personagens. Existe uma regra no jogo que se chama INIQUIDADES. Sabe tudo de ruim que os jogadores gostam de fazer? Deixe eles fazerem! Para a nossa alegria! Só para vocês terem uma idéia: é preciso fazer um teste de rolagem para ver se um personagem resiste à corrupção da sombra só de  tentar contar uma mentira. Imagina o cara que MATA e ROUBA SEM MOTIVO?

  • Acesso de loucura.

communityblackface

Esta é uma das melhores regras do jogo. Lembra o cara que só queria fazer o mal e etc…

Então, existe uma pontuação de esperança e outra de sombra.

Esperança são as lembranças boas do personagem. O quanto ele quer a paz na terra humm. Representa o lado bom da personalidade dos personagens.maxresdefaultSó pra vocês terem uma idéia o que são esses pontos;

Se o cara só fez maldade o jogo todo, ele ganhou pontos de sombra. Tantos que  igualou aos pontos de esperança. Aí o cara vai fazer um teste simples, tipo pular um muro, e nessa jogada ele tirou o olho de Sauron….MEU AMIGO, o cara SURTA! E por um turno o personagem dele é do mestre, HUA HUA HUA HUA HUA, e o melhor ele é do mestre quando o mestre quiser! Isso significa que o mestre não precisa usar na hora, e de quebra ele ainda ganha uma degeneração,

hqdefault

Ganhando 4 degenerações ele está quase morto, com mais uma ele é retirado de jogo (ele fica tão corrompido pela sombra que já não tem ânimo pra fazer nada).

Bom galera, eu sei que é bom falar desse jogo mais vou ficando por aqui.

No geral o sistema é muuuuuuitoooooooooo bom! Superou todas as minhas expectativas! Eu tive a honra de narrá-lo para as MESTRES FEMEAS no podcast delas. Foi uma aventura muito simples, só para demonstrar mesmo o sistema.

Qualquer dúvida, elogio ou crítica será bem vinda, coloque aqui em baixo.

Abração do Mestre Guten!

…. AAAAAAAAAAA nos vemos dentro do Anime Friends no Encontro Internacional de R.P.G….. até!

Share This Post On

2 Comments

  1. Rapaz, adoro tudo que vem da Terra média, e RPG mais ainda. Mas aqui em Natal, onde moro, não conheço ninguém que narra. Comprei o Kit do “O um anel”, nunca narrei, só joguei. Mas agora estou pensando em narrar pras minhas duas filhas, elas adoram também. Ai vi esse comentário sobre essa belíssima obra e pensei em perguntar como posso fazer pra tirar umas dúvidas sobre esse RPG?

    • Salve Madson
      Que bom que você gostou do O Um Anel.
      Sabe esse é um dos meus RPG’s Favoritos.
      Por se passar na terra média? Não. (mas poderia ser sim).
      O sistema de narrativa em si é muuuuuitooooooo bom.
      Olha posso ir respondendo por aqui, desde que não seja algo muito complexo posso tentar responder por aqui sem nem um problema.
      Abraços e ate mais.
      Guten

Trackbacks/Pingbacks

  1. [ROLECAST#04] Contagem Regressiva! | Roleplayers - […] Site do Animefriends RPG 2014; Site do EIRPG 2014; Site Devir; Projeto Vem Jogar RPG, nossas domingueiras de oficinas e…

Submit a Comment