[RESENHA] O Senhor dos Anéis – As Duas Torres

Salve, Salve, Roleplayers!
É com grande prazer que humildemente venho vos trazer mais uma continuação de nossa viagem pela obra desse maravilhoso autor J.R.R. Tolkien.

going_to_orthanc_by_1oshuart-d3e1pkq

Imagem do artista 1oshuart retirada do site Deviant Art

“Tambor, Tambor, lá vamos nós: ta-runda runda runda rom
Tambor e Trompa, vamos lá: ta rüna rüna rüna rom
Pra Isengard! Se Isengard for forte e for qual calabouço,
Se Isengard for um lugar de pedra fria e duro osso,
Nós vamos todos guerrear, quebrar a pedra e seu portão!
Pois galho e tronco num só ronco vão queimar – à guerra então!
À terra dum pesar comum rufando enfim, tambor, tambor!
Pra Isengard, com um tambor!
Impor temor! Impor terror!”

 E assim abro a continuação de nossa jornada, com essa magnífica canção retirada diretamente da obra de Tolkien em um dos momentos que mais tocou minha alma: quando os Ents vão em direção à Isengard impor terror sobre a torre de Orthanc e seu senhor Saruman, reivindicando seu direito sobre a floresta devastada pelas criações e sortilégios do mago seduzido pelas trevas.

O.Senhor.dos_.Aneis_.As_.Duas_.Torres.BluRay.decatora.www_.rpds-download.net_.20992014-22-34

Ent retirado da película de Peter Jackson

As Duas Torres foi a obra mais modificada por Peter Jackson para satisfazer o grande público como um todo, não somente os fãs da obra de Tolkien.
A película inicia a partir da metade do livro, nos mostrando a continuação da viagem de Frodo, Sam e o estranho Gollum em direção à Montanha da Perdição.

senhor-dos-aneis-as-duas-torres

Sam, Frodo e Gollum tirados da película de Peter Jackson

Então nos traz continuidade alternando suas cenas entre os grupos todos separados pelas terras vastas, cada um com seu objetivo específico. E assim brinca com a ordem do livro, misturando sua continuidade sem que isso atrapalhe a maravilhosa narrativa cancionada do autor.

Aragorn, Gimli e Legolas partem em busca dos pequeninos Merry e Pippin que desapareceram durante uma dura batalha contra as forças sombrias de Sauron.

lord-of-the-rings-the-two-towers-aragorn

Merry e Pippin, por sua vez, seguem tentando escapar das garras das trevas e encontrar novamente seus companheiros da Sociedade para seguir com a demanda.

Merry e Pippin retirados da película de Peter Jackson

Merry e Pippin retirados da película de Peter Jackson

E a demanda contra o Inimigo continua,
Nada está perdido, nada está escuro
Não há escolha, não tem saída
Agora deve-se ir até o fim do muro
Corra! Corra! Deixe o Branco te levar!
A esperança só aumenta, vamos guerrear!

Sendo um dos livros mais descritivos e densos de toda a obra, As Duas Torres ganhou uma dinamicidade  ótima para satisfazer os olhos e os corações daqueles que nunca dantes tiveram contato com a obra de Tolkien mas se interessaram pela seqüência cinematográfica assistindo ao Sociedade do Anel.

The Wrath of the Ents, by Ted Nasmith

Ilustração da destruição de Isengard pelos Ents pelo artista Ted Nasmith.

Àqueles já aficcionados pela obra peço licença para parar por aqui em respeito daqueles que não a conhecem ou estão tomando contato pela primeira vez recentemente para não estragar as surpresas estonteantes que mais essa canção nos guarda!

Àqueles que nunca tiveram contato com os livros, deixo meu grande pesar e solicito humildemente que leiam essa canção maravilhosa que incendeia o coração de tantos por tantos anos!

Àqueles eu nunca tiveram contato com nenhuma das obras, deixo meu maior pesar e peço que não percam mais tempo e leiam os livros, assistam os filmes, joguem os games, mergulhem de cabeça no mundo de Arda e deixem suas almas lhe dizerem o que sentem com isso.

Two_Sides_of_a_Ringbearer_by_squanpie

Ilustração baseada na película de Peter Jackson pelo artista Squanpie; retirada do site Deviant Art.

Vou ficando por aqui, deixando todos curiosos
Mais um verso vou criando, honrando a canção no seu final
Por ela caminhamos em direção ao pôr do sol
Sem descanso nós lutamos e continuamos
Sempre em frente, sempre avante!
Para a próxima batalha
Enfrentar e Encerrar

 

Author: Leandro "Siegfried" Caldarelli

Narrador Fundador e Produtor da Roleplayers. É ator e diretor, apaixonado por RPG tanto quanto pelo teatro e sempre gostou muito de narrar em eventos. É entusiasta de tech art e sommelier de cervejas. Adora HQ's, Mangás, Anime, jogos eletrônicos (principalmente antigos) e jogos de tabuleiro. Narrativista e adepto do roleplay ao extremo, suas mesas geralmente são super imersivas, fazendo os jogadores mergulharem no universo da fantasia.

Share This Post On

Submit a Comment