Papo de Mestre sobre diversidade de gênero e orientação sexual no RPG

Olá roleplayers!

Temos uma notícia urgente e uma grande oportunidade para todos: segunda feira agora, dia 04/04, teremos uma edição extraordinária do nosso programa de debate sobre RPG Papo de Mestre! \o/

tipocompleto

 

O tema será diversidade de gênero/orientação sexual para os personagens de RPG. O motivo dessa edição especial foram os últimos acontecimentos de um projeto nosso em parceria com o Rafael Amon do canal Perdidos no Play, além, logicamente, de todo o movimento que tem acontecido nas redes sociais e na sociedade contemporânea que nos faz questionar valores e juízos. Vamos ao que aconteceu para que vocês entendam.

 

Tudo começou durante a transmissão da criação de personagens da mesa de Dungeon World que o Rafa Amon do canal Perdidos no Play está narrando para quatro dos narradores da Roleplayers. O nome deste projeto é Perdidos No Roleplay e a ideia veio quando o Rafael postou que não estava narrando Dungeon World porque não tinha o livro e, mais que prontamente, o Bruno Cobbi o presenteou com um. Então o Rafa disse que só iria aceitar se ele narrasse pra nós 🙂

0eff5276-f3fd-4ed7-98a5-167e6e278af9
Durante a criação de personagens, deixamos o público escolher algumas características de cada personagem por votação. Foi então que escolheram uma barda transgênero para o Cobbi. Durante a stream, pudemos ver que tudo foi feito em um tom de brincadeira fazendo o Bruno Cobbi representar tal personagem e, assim que fechamos a stream, percebemos o quanto isso seria difícil para nós: representar uma personagem com características que, infelizmente, ainda são vitima de tanto preconceito na sociedade e que não tínhamos nenhuma ideia de como retratá-la de forma correta e respeitosa.

Capa-684x1024
Devido a nenhum de nós ter essas experiências e querendo fazer disso uma oportunidade de aprendizado tanto para nós como para todos que irão nos assistir, decidimos que precisávamos adquirir bagagem para que o jogo pudesse ser sério e refletisse da melhor maneira possível o que é a realidade de uma pessoa assim.
Oras, nada melhor do que falar com pessoas do mesmo gênero/orientação sexual para compreender e retratar essa realidade em seu jogo, certo?

Foi então que decidimos trazer duas convidadas para um papo, Thais AKA Khephra Terrance, e Cecilia Souza AKA Cecihoney,  mestres e jogadoras de RPG, que toparam falar abertamente com a gente durante uma Stream em nosso programa Papo de Mestre sobre como abordar este tema em uma mesa de RPG.

diversidade de generos - hitbox

Thais e nosso narrador Leandro Siegfried são amigos há muito tempo, jogaram muitos LARP’s de Vampiro: A Máscara juntos. Sua característica principal é um jogo totalmente focado em interpretação e bastante imersivo. Ela é extremamente caprichosa nas caracterizações psicológicas e físicas de seus personagens e está bastante acostumada a transitar entre as orientações/gêneros sexuais em suas interpretações.

Cecília trabalha com pixelart, escreve um cenário de RPG faz 11 anos  e escreve para a coluna Nerdiversidade do Minas Nerds. Tem preferência por sistemas multicenário como GURPS e 3D&T e adorava criar sistemas para simular situações limite quando era adolescente.

Elas estarão conosco segunda feira para nos dar um norte sobre como levar a sério um jogo que trate de diversidade de gênero/orientação sexual sem cair em clichês e preconceitos, tentando refletir algo o mais próximo o possível do que é a realidade.

Tá ansioso por esse papo? Pode ter certeza que nós também estamos. Então não esqueça de ficar ligado com a gente no canal hitbox.tv/vairoleplayers, segunda feira, dia 04/04/2016, as 21h.

Ah! E você ainda pode concorrer a prêmios durante a transmissão!

Nos vemos lá!
HAUL! HAUL! HAUL! o/

Author: Leandro "Siegfried" Caldarelli

Narrador Fundador e Produtor da Roleplayers. É ator e diretor, apaixonado por RPG tanto quanto pelo teatro e sempre gostou muito de narrar em eventos. É entusiasta de tech art e sommelier de cervejas. Adora HQ's, Mangás, Anime, jogos eletrônicos (principalmente antigos) e jogos de tabuleiro. Narrativista e adepto do roleplay ao extremo, suas mesas geralmente são super imersivas, fazendo os jogadores mergulharem no universo da fantasia.

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Participe do "Papo de Mestre" sobre diversidade de orientação/gênero sexual no RPG - Marketing & Games - […] “Siegfried” Caldarelli explicou os detalhes em um post no blog Roleplayers que o motivo dessa edição especial foi, além desses os últimos…

Submit a Comment