O que é ARG?

Um Alternate Reality Game (ou Jogo de Realidade Alternativa) é um tipo de um jogo narrativo que combina competições por prêmios com desafios cooperativos, permitindo que as interações entre jogadores e narradores influenciem diretamente na história oficial do jogo.


Um exemplo de ARG feito para a AMBEV pelo núcleo Abril Jovem

Como funciona?

Um ARG envolve os jogadores numa história ficcional e incentiva sua participação ativa nessa narrativa. Os jogadores devem resolver enigmas e interagir com os personagens a partir de eventos reais, sites na internet, e-mails e telefonemas seguindo uma espécie de gincana que usa o mundo real como plataforma e cuja história oficial vai se modificando e  desenvolvendo de acordo com as ações e idéias de seus participantes.

O que se passa no mundo de jogo é publicado em mídia digital (blog, site ou mídias sociais) e/ou impressa (livreto, folder, revista e livro) para que os jogadores se mantenham atualizados e possam articular os próximos passos até a conclusão do jogo. Normalmente, o objetivo do jogo é solucionar um mistério ou atingir uma meta em busca de um prêmio exclusivo diferenciado.

Diferenciais

Um ARG permite intervenções diretas dos jogadores na história, conversando com personagens criados e controlados pelos narradores, desenrolando tramas, enigmas, combates de tabuleiros e outras ações que afetam toda a trama central e definem as ações que serão realizadas em eventos ao vivo ou online.

O mais interessante é que tudo que os personagens fazem é assumido como tempo real na ambientação do jogo e afeta diretamente as informações e os desafios de outros grupos.

Com foco não apenas na diversão, esse tipo de jogo pode ser amplamente utilizado com propósitos educativos ou na publicidade, como ferramenta de inovação.

Saiba Mais