New Gamemaster Month: Narre seu primeiro jogo em um mês!

Você já pensou em narrar RPG? Talvez sempre quis tentar, mas nunca se arriscou? E se eu te dissesse que você poderia ser um narrador já na a primeira semana de fevereiro?!

Terça agora, dia 9 de janeiro, começa o New Gamemaster Month, um programa que vai dar todo suporte que você precisa para narrar sua primeira sessão de RPG: inspiração, conselhos e um processo passo a passo que orienta os candidatos a narradores até o seu primeiro jogo. A partir de terça rola um seminário digital de um mês através de postagens duas vezes por semana. Cada postagem vai conduzi-lo um passo ou dois nesse processo, com uma breve lição sobre um aspecto de narração seguido por algumas atividades rápidas e divertidas que vão deixá-lo pronto para narrar seu primeiro jogo. Não serão apenas lições teóricas, e sim um seminário prático. Até o final do programa, no início de fevereiro, você não será mais um candidato a narrador — você terá narrado sua primeira sessão RPG completa, planejando e executando-a sem problemas e se divertindo muito enquanto faz isso!

Três editoras de RPG estrangeiras estão participando do New Gamemaster Month 2018. Se você lê em inglês, inscreva-se e escolha um dos vários RPGs diferentes para o seu primeiro jogo. Caso contrário, basta assinar o nossos site aqui na barra lateral para receber nossas atualizações sobre as dicas. Ah! Siga a hashtag #mestrandorpg pelo Twitter, ela foi criada pelo espetacular Rafael Balbi do Perdidos no Play e está cheia de dicas legais pra nós, narradores novatos ou veteranos!

Porque me tornar um narrador de RPG?

No RPG, os jogadores trabalham em equipe explorando as vantagens e desvantagens dos seus personagens para combater os desafios que o cenário de jogo apresenta e os conflitos que surgem no transcorrer do enredo.

É o narrador de RPG quem apresenta e arbitra esses desafios e conflitos.

É para o narrador que os jogadores descrevem quais ações eles desejam que seus personagens realizem perante os desafios apresentados. Tradicionalmente, o narrador não é só o jogador mais experiente, mas também o contador de histórias mais competente. Ele combina funções de mediador, roteirista, diretor e árbitro do jogo. geralmente é dele a função de ensinar a dinâmica e as regras do RPG aos jogadores e novos narradores são os maiores responsáveis pela expansão do jogo.

O RPG é um jogo cultural e colaborativo que estimula trabalho de equipe, interação social, desenvolvimento intelectual, respeito às regras, raciocínio lógico, leitura, escrita, pesquisa, expressão corporal e verbal. Não há vencedores ou perdedores. É um exercício de criatividade que promove o interesse pela arte e pela cultura. Através da oralidade e da imaginação, os jogos de RPG produzem experiências narrativas, coletivas e colaborativas. São uma forma divertida de estudar e desenvolver a própria personalidade através do aprimoramento de competências criativas, sociais e emocionais. Muito além de espectadores, os jogadores assumem o papel dos personagens que criam juntos, se unindo na elaboração de histórias marcantes das quais são, ao mesmo tempo, criadores, atores e plateia numa narrativa cuja autoria é compartilhada por todos.

Faça uma resolução de Ano Novo para se juntar a nós e, finalmente, torne-se um narrador para nos ajudar a espalhar o RPG por aí! #HAUL

Author: Bruno Cobbi

Há um tipo de camaradagem que que só existe entre quem sofreu pelo amor da mesma pessoa, lutou na mesma guerra ou jogou na mesma mesa de RPG.

Share This Post On

Submit a Comment