Entrando com tudo no financiamento do FATE RPG!

Você nunca ouviu falar DELE?

Dramatic-Prairie-Dog

FATE é um dos RPG’s de maior destaque da atualidade, ao lado do Pathfinder (que vem fazendo frente ao RPG mais jogado no mundo) e Numenera (a obra prima que mistura enredo e mecânica de Monte Cook, um dos autores de RPG mais populares do mundo).

Só.

Vou te explicar o motivo.

No Fate, você desafia o DESTINO!

Não... Pera.Dá também, mas... Pera.

Não… Pera. Dá pra desafiar esse também, mas… Estou falando de algo MAIOR!

“Fate é um RPG de mesa muito popular baseado no sistema Fudge. Seja bem vindo!”

— box lateral no site do Fate

Primeira regra desse artigo sobre FATE…

Esqueça TUDO o que você sabe — e o que você pensa que sabe só porque ouviu falar — sobre sistemas genéricos de RPG.

Fate é o sistema genérico de RPG mais simples e completo que já conheci.

Como a Dona Clarice já disse, simplicidade é algo que só se consegue com muito trabalho. O Fudge vem sendo trabalhado desde 1992 como uma obra prima da simplicidade. Os catataus do RPG acharam que não tinha mais o que melhorar.

Daí nasceu o Fate.

Serve pra fantasia medieval clássica?

Um cíclope, uma arma com vida própria e uma masmorra que se teletransporta? Sem problemas!

Um cíclope, uma arma com vida própria e uma masmorra que se teletransporta diariamente? Sem problemas!

Sabe aquela aventura clássica de espada e magia onde uma princesa gatíssima é raptada por um exército de criaturas das trevas e o príncipe sai doidão pelo mundo reunindo criaturas fantásticas e artefatos mágicos para encontrá-la numa fortaleza que se teletransporta todo dia para um lugar diferente?

O fate é o melhor sistema pra narrá-la.

Serve pra aventuras contemporâneas?

cadillacs_and_dinosaurs_by_blacksadd-d62a77t

Quer caçar um T-Rex com uma bazooka pilotando seu Cadillac? Pronto!

 

Quer jogar num mundo pós-apocalíptico, onde um grupo de caçadores de recompensas aficionados por carrões tradicionais se reúne para batalhar contra uma gangue que está aterrorizando o mundo usando dinossauros num jogo com ambientação no melhor estilo pulp?

Use o Fate.

Serve pra narrar qualquer tipo de aventura?

Quer uma aventura steampunk onde belíssimas mulheres usam metralhadoras e pilotam mechas tentando conter o avanço das tropas de zumbis nazistas para ajudar uma jovem herdeira de uma dinastia milenar de samurais a escapar de um meio-hospício-meio-boate escoltando um trem bala assaltado por robôs assassinos de última geração em meio a uma cidadela em ruínas onde um exército de orcs tenta conter a fúria de um dragão?

Não tem canseira.

Você acabou de encontrar o sistema de regras perfeito.

Na semana passada, quando a galera da Solar Entretenimento entrou em contato com a Roleplayers pedindo uma força na divulgação e no financiamento coletivo da versão nacional dessa obra-prima, eu já estava na lista faz tempo! \o/

Entretanto, faziam alguns meses que a diretoria da Roleplayers estava com uma grana guardada para investir num projeto bacana.

Daí apresentei pessoalmente o jogo pra eles.

A resposta foi…

Demorou! \o/

Assim, tenho a honra de anunciar que a Roleplayers lança seu primeiro patrocínio oficial!

Teremos o privilégio de integrar a augusta lista dos apoiadores dessa incrível iniciativa que tem tudo pra mudar o cenário nacional de RPG no Brasil!

fate livro fate-dados-2 fate-ficha-e-dados Fate-compara----o

E tem mais: você pode entrar pra essa lista também!

Hoje é o último dia!

Eu vou dar três motivos pra você tirar o escorpião do bolso e dar uma força ao projeto nessa reta final:

1. Tá garantido.

Fate é um sistema poderoso de qualidade inquestionável.

Lógico que a meta já foi batida e o projeto já vai ser realizado.

“Então pra que você precisa da minha ajuda, Cobbi?”

Apoiando agora, além de colocar seu nome na lista de apoiadores que vai ser impressa em todos os livros, você ainda  nos ajuda a tentar bater as metas expandidas que vão render brindes exclusivos a todos os apoiadores do projeto!

As metas vão desde saquinhos de dados charmosíssimos até cenários de jogo especialmente desenvolvidos por autores tupiniquins de respeito, passando por melhorias no acabamento gráfico e confecção de acessórios exclusivos de cair o queixo.

Coisa de primeira.

RPGêros brazucas, não me decepcionem!

2. O jogo é uma obra-prima.

Fate entubou 7 Ennie’s!

SETE!

Isso é tipo um recorde! \o/

O Ennie é tipo o oscar do RPG, tá?!

Fate foi escolhido nas categorias melhor jogo, melhores regras, melhor acessório (pelos dados bacanudos), melhor RPG para família (pra você jogar com seu filhote lindo, sobrinho hiperativo e cunhado catarrento), melhor suplemento, melhor website e produto do ano.

O que mais você quer, meu filho?

3. O jogo é licença aberta.

Como eu disse ali em cima, o Fate foi criado usando o Fudge, que é, tipo, o Linux do RPG! Ou seja, a licença dele é aberta!

Se você joga RPG a mais de sete anos, viveu o brazilian boom do d20system, certo? Sobejaram livros, editoras e revistas novas! Eram suplementos e mais suplementos sendo desenvolvidos e disponibilizados online! Ou seja…

Um jogo licença aberta ajudou o RPG a viver uma de suas épocas mais populares.

Agora imagina só o rebu que seremos capazes de aprontar tendo um sistema aberto mais simples e completo disponível no nosso idioma?!?

\o/ #NERDPOWER

Quer ajudar o RPG no Brasil?

Quero entrar agora naquela discussão nhé sobre o nosso RPG meio sonâmbulo

Não existe receita pronta, mas certamente a tradução de um sistema tão poderoso vai enriquecer um bocado o nosso arsenal de armas tupiniquins pra tornar esse passatempo incrível ainda mais popular aqui nas Terras de Santa Cruz!

Clica aqui e bora fazer história!

fate-roleplayers

Author: Bruno Cobbi

Lidero a Roleplayers na transformação de RPG em negócio. Gosto de videogames, luta-livre e histórias bem contadas. Reciclo meu lixo, consumismo, stress e ideias. Adoro bom-humor, gente alto astral e cheiro de chuva no asfalto. Odeio bicho engaiolado, telefone tocando e pessoas que odeiam coisas demais. Nunca acho que tenho amigos o bastante e sei que o mundo é do tamanho que cada um consegue enxergar.

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. [CRÍTICO!] FATE arrecadou o DOBRO do necessário! #ogiganteacordou | Roleplayers - […] falei no post do começo dessa semana, o Fate será um equip lendário nessa quest de desbravar o mercado nacional de […]

Submit a Comment