[KIT DE SOBREVIVÊNCIA] Dicas para leigos no RPG

Quando se fala em em RPG, ás vezes surge uma ideia boba de um grupo de pessoas solitárias que se reúnem em porões e falam abobrinhas sem pé nem cabeça com dados coloridos e livros e papéis estranhos para deus-sabe-se-lá-o-quê. Essa caricatura foi criada por gente que certamente não conhece a empatia e o companheirismo que nasce num grupo de jogo.

rpg

Até pelo logotipo da roleplayers, dá pra sacar que RPG e teatro tem uma relação muito próxima né? Numa peça de teatro, vemos os atores representando personagens. Algumas vezes, esses atores se aprofundam tanto na interpretação que é como se o personagem ganhasse vida diante de nossos olhos.

Quando lemos um livro, vemos um filme ou ouvimos uma musica, tiramos dali alguma informação — uma ideia do passado, um modo de vida, um sentimento profundo. Coisas que fazem com que resgatemos quem realmente somos, que nos reconheçamos uns nos outros e  evoluamos como pessoas. Tudo isso que as artes desperta nos coloca em maior sintonia com nós mesmos e o mundo que nos cerca.

RPG é trabalho de equipe

Quando fazemos algum esporte, seja ele futebol, basquete, vôlei, temos uma equipe com a qual devemos trabalhar em conjunto para marcar a maior quantidade de pontos possíveis e vencer o time adversário. Esse trabalho em conjunto não nasce de uma hora para a outra. Um time precisa ser trabalhado, lapidado e polido. Você precisa conhecer os limites de seus companheiros e respeita-los, precisa cobri-los caso cometam algum deslize, precisa perdoa-los caso cometam algum erro. Ou seja, você precisa se familiarizar com seus companheiros e criar um vínculo com eles, seja ele de trabalho, seja ele de amizade.

rpg-ela-interesssejpg

Ao jogar RPG, é possível experimentar tudo isso numa única partida! Como se fossem atores, os jogadores interpretam personagens totalmente no improviso, cada um dando o melhor de si para que a história seja divertida. Nela, o grupo de jogadores também vivencia momentos profundamente emocionantes que, como nos filmes, músicas e livros, podem fazê-los crescerem e se tornarem pessoas melhores — você pode entrar na pele de Thor para compreender que o martelo mágico só poderá ser levantado quando você for mais humilde, ou na de um cavaleiro da távola redonda, dividido entre o amor que sente pelo seu rei e sua amada.

Laços além da imaginação

Para fazerem tudo isso acontecer, os jogadores buscam aperfeiçoar seu trabalho em equipe. Normalmente, os personagens de um grupo tendem a suprir a falta de habilidade que os demais apresentam numa determinada área de atuação. Um personagem é um professor de história renomado, por exemplo, e o outro é um policial investigativo tendo uma outra jogadora que vive uma bailarina famosa na reconhecida pela mídia. Enfim, nós, os jogadores, buscamos sempre entrar em sintonia com nossos colegas para que possamos nos divertir juntos, desenvolvendo laços profundos de amizade que muitas vezes se prolongam por todas nossas vidas.

Sim, é algo fascinante

Isso é algo inexplicável. Para alguém que não teve essa experiência, é instigador. Mas como jogar? Como são as regras? O que se pode e o que não se pode fazer? Por que são necessários dados? E os benditos livros e papéis? São realmente necessários?! É muito difícil?! Ei!Ei!Ei! Vamos com calma heróis e heroínas! Não é preciso se afobar.

rpg pega varetas

A melhor coisa a fazer para aprender a jogar RPG é jogar. Existem muitos tipos de jogos, e muitos, muitos modos de jogar — na verdade o jogo muda completamente de um grupo pra outro, portanto não desista se encontrar um grupo que não te agrade logo de cara. Além disso, os temas são os mais variados, fantásticos ou realistas, medievais ou futuristas, sombrios ou divertidos. Existem temas para todos os gostos.

Listei abaixo alguns dos meus RPGs favoritos.

Dungeons & Dragons

Um mundo repleto de fantasia! Um mundo onde dragões, magos, druidas, guerreiros, deuses caminham lado a lado buscando fama, poder e fortuna! Se você é do tipo que gosta de filmes de ação e que acha que o mocinho sempre deve prevalecer sobre o vilão, esse é o seu tipo de jogo!

Mundo das Trevas

Um jogo onde o bem e o mal se misturam. Nesse mundo cinzento, e quase sem esperança, vampiros, fadas, fantasmas, lobisomens e coisas ainda piores caminham entre os mortais, aproveitando sua falta de conhecimento sobre o obscuro. Esse é um jogo realista voltado para o terror e o suspense. Perfeitos para os teóricos da conspiração.

7th Sea (O Sétimo Mar)

Um jogo importando que dança entre uma realidade piratesca e a fantasia clássica! O mundo de 7th sea é um local muito parecido com aquele em que vemos nos filmes “Piratas do Caribe” e “Os Três Mosqueteiros”. O jogo estimula que seus jogadores façam feitos heroicos e malucos mas se preocupa em amarra-los às leis da física, a menos que você seja um mago! Aí o mundo é algo diferente para você! 7th sea é o jogo para aqueles que gostam da época vitoriana e é um jogo sensacional para aqueles que gostam de feitos épicos.

Call of Cthullhu (O Chamado de Cthullu)

Outro importado. Um jogo sombrio… Feito para aqueles com nervos de aço. Nele você assume o papel de um mortal simplório, como um policial, um escritor ou até mesmo um atendente de lanchonete. Um jogo que brinca com a loucura dos personagens. Se você é do tipo que curte sentir aquele calafrio na espinha, essa é sua escolha!

Star Wars (Guerra nas Estrelas)

O próprio nome já diz tudo a respeito dele:  Star Wars. Seja um rebelde lutando contra o império, seja um Sith em busca de poder com a simples missão de exterminar a escória jedi. Incorpore um alienígena em busca de nada mais nada menos que o controle comercial de todo um planeta! Nesse jogo você poderá explorar a galáxia de Guerra nas Estrelas como você nunca sonhou!

Esses são jogos muito bem recebidos nos dias de hoje. Com certeza vão fazer você se apaixonar por eles, como fizeram a mim e a muitos dos melhores amigos que tenho hoje. Espero que aproveite o enorme prazer que é jogar RPG!

E que rolem os dados!!!

Author: Equipe Roleplayers

Somos uma equipe de profissionais que oferecem atividades nos segmentos de arte, cultura, lazer, educação, treinamento e marketing usando jogos de RPG, cardgames e boardgames.

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. Desafio dos Mestres – Que Dica Você daria para um Mestre de Primeira Viagem? | Adrenalina RPG - […] Dicas para Leigos no RPG, um artigo com considerações sobre a importância do trabalho em equipe de um grupo…
  2. [SOBREVIVÊNCIA] Os famigerados dados de RPG! | Roleplayers - […] Esses dados são usados em diferentes situações do jogo, ou seja, existe uma “função” diferente para cada um deles…

Submit a Comment