[COBERTURA] “Fantasy Arts” entra na agenda de Sorocaba

Invadimos a Fantasy Arts, um evento novo na agenda do interior de São Paulo. Fomos lá conferir para ver o que a Arts Eventos e a Taberna Terra Rasgada haviam programado para o sábado, dia 18 de janeiro de 2014.

fantasy arts

Surpreendente!

Devo admitir, quando recebi o convite para ir, pensei “Ah, beleza, vou perder umas duas horinhas do meu sábado no máximo… Porquê não?”

E foi ai que me enganei!

Vader marcando presença!

Vader marcando presença!

Chegamos ás duas da tarde em tão, tão distante. O evento foi realizado no espaço Lar São Vincente, que fica incrivelmente longe, mas pelo menos foi muito fácil de encontrar e — para minha alegria — mais ainda de estacionar.

O Maravilhoso Mundo Nerd

Logo na entrada minhas expectativas já foram superadas. O espaço era ótimo! De cara já tinha um palco com uma música insuportável de anime ótima para animar a galera! Entramos e fiquei maravilhado ao ver que eles organizaram uns dez fliperamas de todos os tipos! Com direito até a uma tenda rolando um Just Dance pra galera descontrair!

Infestação zumbi!

Infestação zumbi!

Aí fomos seguindo a maré até as lojinhas, que ficavam ao redor do galpão principal. Ótimas opções, vááááááááááários artigos mega nerds, desde HQs, action figures, jogos de tabuleiro, cardgames, livros — que uma vendedora simpaticíssima da Livraria Curitiba despertou meus instintos capitalistas e me convenceu a comprar não um, mas dois livros divertidíssimos — a equipamentos de quadribol, que por acaso estava rolando jogos ao lado da praça de alimentação.

E falando em praça de alimentação, me surpreendi com a criatividade, o sabor e o preço dos lanches no evento! Comi um combo de Lanche de Orc (uma porção enorme!) com refri por um preço não abusivo, coisa que raramente vejo nos eventos. Devo dizer: o tal orc devia ser bem gostoso antes de ser abatido! E grelhado ele estava uma delicia!

Rolaram muitas atrações divertidíssimas como Arco e Flecha, Batalha Campal, Concursos de Cosplay, Live Action e até uma passagem do Jovem Nerd por lá para dar autógrafos!

Indo direto ao assunto

Vamos ao que interessa! No stand principal encontrei pelo menos umas 20 mesas abertas para jogar RPG, cardgame ou pra sentar e bater um papo. Vi até um grupo jogando verdade-ou-desafio! Após uma voltinha nas barracas de livros, sentamos em uma mesa para jogar RPG.

Cosplay!

Cosplay!

Jogamos Paranóia com uma carismática narradora vestida de Fantasma-da-Opera. Foi a primeira vez que joguei esse sistema, mas, com algumas adaptações das regras, foi bem fácil de aprender! O universo a lá Matrix-Sem-Matrix oferece um clima um tanto quanto perturbador, mas ao mesmo tempo mega cômico. Somado com as opções de sociedades secretas o jogo fica divertidíssimo, cheio de mistérios e intrigas tanto dentro do seu grupo quanto fora!

Classificação do Raul

Organização: 7
Atrações: 9
Infra-estrutura: 10
Localização: 6
Público: 10
NOTA FINAL: 9,5

O que faltou pro 10?

A principal crítica foi contra o microfone estupidamente alto, que acabava não dando para entender nada! Rolaram algumas interrupções nos jogos de RPG por causa do som do palco, que ao invés de animar a galera apenas atordoava com o som desregulado.

Loki posando pra foto

Loki posando pra foto

Apesar de ter adorado o evento e me divertido absurdamente nas atrações e nos bate papos, as mesas de RPG eram de difícil acesso, pois muitos narradores tinham levado seus próprios jogadores. A única forma de arrumar uma mesa para jogar foi sair perguntando de mesa em mesa se cabia mais alguém. Faltou aquela velha tenda de inscrição para jogos ou pelo menos uma plaquetinha nas mesas indicando lugares disponíveis.

Outro ponto negativo foi que muitas das mesas não tinham aventuras prontas e, pior, precisava fazer a planilha de personagem na hora! Isso faz perder um tempo essencial para um jogo rápido, de uma ou duas horas.

Mesmo com essas coisas para melhorar, sem dúvida estarei prestigiando o próximo!

Um agradecimento especial ao meu amigo Uva — que além de me convidar para o evento ainda fez a gentileza de me comprar o ingresso antecipado — à Marjory Calix que deu uma força incrível com as fotos e às pessoas incríveis que conheci lá dentro, foram boas horas de conversas e gargalhadas!

Fotos (by Marjory Calix)

Author: Raul Pellegrini

Share This Post On

6 Comments

  1. ahahahhahahahahah

    Caramba que legal!
    Poxa vida, quer dizer que você trouxe para o site um achado e tanto! =D
    Gostei muito da matéria e as fotos não desmentem em nada o descrito.
    É uma pena os pontos negativos que você citou, são coisas que podem acabar estragando um clima muito bom quando acontecem, felizmente nesse caso, vocês mesmo assim se divertiram e aproveitaram bastante!
    Só fico chateadinha pela falta da foto do combo de orc!
    Nada de mais além do fato de eu ser uma draga e achar muito digno ver fotos de comidas! *O*
    Parabéns Raul!
    \o\
    Parabéns ao pessoal do evento! ^^

    • Valeu Ba! Faltou você com a gente pra fazer baderna no evento! E vc ia adorar o combo ORC! ELE ERA INFINDÁVEL!!!!!!

  2. Caro Raul e amigos do site RolePlayers… Me chamo Bruno e fui um dos organizadores deste evento citado na Materia. Agradecemos os elogios e criticas feitas, e aos participantes do evento que, assim como você, só teceram elogios ao realizado.

    Uma pena que as Mesas de RPG não foram tão ágeis como gostaríamos, mas planejaremos melhor em uma próxima, e nos acertaremos! Muito obrigado pela presença e contamos com vocês em breve ^_^

    • Olá Bruno! Fico muito feliz que tenha gostado da matéria. Me diverti muito no evento! Parabéns por ele!
      Espero não ter ofendido com as críticas pois só as fiz para que soubessem oque pode ser aprimorado e para passar a minha experiencia a quem lesse o artigo.

      Sem dúvida Bruno! Espero ansioso pelo próximo evento. Um abraço.

  3. Muito bom a sua cobertura Raul
    Achei que ficou bem clara e objetiva.
    adorei a parte que você descreve que tinha uma galera jogando verdade ou desafio KKKKK isso ainda existe? Parabéns velho abraços.

    • Ola Guten! Fico feliz que tenha gostado! E sim, tinha umas 10 pessoas super empolgadas jogando! Rolou até uma pegação na rodinha, com direito a aplausos e tal!
      Um abraço seu lindo!

Submit a Comment