[CARD GAME] O Hobbit

Taking the Hobbits to Isengard…

É com essas belas palavras que estou aqui mais uma vez, para falar sobre o assunto que prevalece esse mês no site da RoleplayersSenhor dos anéis \o/

Já vimos que temos matérias para todos os diferentes ângulos e pontos de vista da obra de Tolkien, desde resenhas de livros até sobre jogos; e hoje vou contar minhas primeiras impressões que tive sobre o CARD GAME O Hobbit.

 

images

 

O Hobbit foi desenvolvido por Martin Wallace que é um designer de jogos de Manchester, Inglaterra. Ele é o fundador e principal autor da Treefrog Games. Wallace é conhecido por desenvolver jogos de estratégia complexos em cenários históricos dos mais variados. (fonte: Editora Devir)

Ele vem com 65 cartas e um livreto de regras, é bem dinâmico e divertido de se jogar porém, podemos nos atrapalhar com as regras, pelo fato de não serem tão bem escritas mas, depois de aprendidos os macetes, você vai que vai!

O livreto de regras possui várias tabelinhas onde você pode ver como é feita a distribuição de cartas e exemplos de jogadas, o que é muito bom legal para começar a entender a dinâmica.

 

foto1087

 

No jogo há alguns personagens da história de O Hobbit, e sempre nos moldes que Tolkien escreveu, com o lado das Sombras sendo representado por Smaug (o dragão) e Bolg (o comandante dos Orcs) e o lado da Luz sendo representado por Bilbo (O Hobbit), Thorin (o anão) e Gandalf (o Istari). Todas as cartas restantes do baralho possuem números e cores diferenciadas, além de alguns símbolos como A Estrela Branca, o Elmo Negro dos Orcs e o Cachimbo Marrom.

A mecânica de jogo é bem simples: começa como no UNO, (nós da Roleplayers chamamos ele de UNO ou TRUCO da Terra Média) Thorin é o personagem que sempre vai começar estabelecendo uma cor (nas demais rodadas o personagem que ganha a mão estabelece a cor daquela rodada) , os demais personagens são obrigados a jogar essa mesma cor; ganha quem tiver a carta com o número maior. No baralho a carta roxa é o TRUNFO, o que significa que ela ganha de todas as outras. Se duas ou mais pessoas jogarem a carta de cor roxa, vence a maior. Os símbolos servem para causar danos em seu oponente: Estrelas Brancas causam dano aos os personagens das sombras; Elmos Negros causam dano aos personagens da luz. Se cada personagem estiver com dois ou mais pontos de dano ao final da rodada, ele sai do jogo. O cachimbo marrom permite mais uma carta em caso de empate. No fim do livreto de regras existe uma tabela para determinar quem vence a rodada em diferentes situações.

 

pic1459470_md

 

Minha dica é, leia atentamente as regras do jogo e procure vídeos na internet, fotos, regras simplificadas, pois facilitou muito quando li as regras pela primeira vez. Poderia fazer uma lista com regras para facilitar, mas não quero correr o risco de embaralhar mais o cérebro de vocês. 😉 (Eu até tentei fazer isso, mas as regras são tão simples que não valeu a pena)

Ah, e não poderia deixar de falar do SAMPA RPG, que aconteceu na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, onde tive o IMENSO PRAZER de ensinar a galera a jogar O Hobbit CARD GAME.

 

20131214_105824

 

Foi muito divertido, conheci muitas pessoas legais, tiveram altas risadas… O bom do jogo é isso… Unir ou desunir… kkkkkkkkkkkk

 

20131214_124515

 

Pra você que jogou comigo o O HOBBIT no SAMPA RPG, deixe seu comentário, mesmo se eu fui boa ou ruim ensinando afinal, isso me ajudará a crescer como mestre.

E pra você que gostou do post, vamos marcar uma hora para jogar 😉

 

 

Author: Thais Petunya

Share This Post On

Trackbacks/Pingbacks

  1. [ROLECAST#04] Contagem Regressiva! | Roleplayers - […] Site Devir; Projeto Vem Jogar RPG, nossas domingueiras de oficinas e mesas de RPG; Post sobre o Hobbit Card…

Submit a Comment