[STORYTELLING TIPS] Trilha sonora para a sua narrativa

Uma partida de jogo narrativo é composta de um narrador, jogadores, sistema de regras, planilhas de personagens, lápis, borracha, miniaturas e…

…trilha sonora!

Esse pequeno detalhe pode fazer toda a diferença numa narrativa. Uma trilha bem preparada pode ser marcante e fazer com que a experiência narrativa tenha uma performance incrível.

M7_2.16_Shinichi_Yamaoka

Vamos relembrar uma cena incrível do filme A Sociedade do Anel. Sinta a vibração da música de Howard Shore:

Agora imagine toda essa cena sem a trilha sonora. 🙁

Não tem emoção nenhuma! E porque seria diferente na sua narrativa? Vale ressaltar que para usar uma trilha sonora, não basta colocar um CD e deixar rolar. É preciso pesquisar e escolher as músicas com dedicação e cuidado.

Uematsu-Nobuo-y-orquestra

Música & Efeitos Sonoros

A trilha sonora não se resume apenas a músicas, mas também a efeitos sonoros: sons da natureza, cidade, animais, monstros e música ambiente. Esses efeitos deixam o jogo muito mais imersivo, fazem com que os jogadores sintam que estão em outro mundo.

Se os personagens estiverem em uma colina com vento e chuva, certamente que um som natural tornaria a experiencia muito mais realista. No YouTube existem milhares de trilhas musicais e efeitos sonoros que dão um ótimo suporte ao narrador.

Minha dica de trilha

Uma trilha sonora que eu acho muito boa são alguns áudios disponíveis no CD de game de Playstation chamado Spawn: The Eternal.

Isso mesmo! Alguns CDs do PS1, quando colocados no CD Player, reproduzem a trilha sonora do jogo! Na minha opinião, essa trilha dá um clima todo especial para a sua seção de RPG tornando sua narrativa única e especial.

Preparação e pesquisa

Para você começar a pesquisar para a sua narrativa, seguem algumas dicas: Efeitos sonoros

Trilhas sonoras

[ATUALIZAÇÃO]

Vamos adicionando aqui os links para as trilhas e efeitos sonoros que o pessoal recomendar aqui nos comentários: Trilhas Sonoras Sugeridas nos Comentários

E estamos aguardando mais sugestões!

Share This Post On

5 Comments

  1. Grande Vini, ótima matéria, mas vc esqueceu de alguns classicos da trilha sonora, como Blade Runner, Conan e por que não Piratas do Caribe… e realmente uma boa trilha sonora faz toda a diferença.

  2. Sim sim são classicos eu particularmente ja usei varias e fazem parte do meu acervo particular, recomendado e aprovado para usar como trilha sonora.
    o piratas do caribe recomendo em mesa com navios todos adoram. 😉

  3. Oi Gutem,

    Realmente não tem nada melhor do que jogar RPG ao som de uma boa trilha! Seja no Hack’n Slash ou no Deep Storytelling, a trilha é uma coisa se não está por ali, eu já sinto falta.

    E quando casa certinho um ponto específico do clima instrumental da trilha com a narração?! Cara! Acontece MUITO isso comigo! E parece que foi ensaiado! 😀

    Como dicas, primeiro eu deixo Lorenna Mckennit a voz que embalou minha primeiras sessões de RPG no Jardim Joamar, com o Mestre Narrador Ricardo Dirty.

    As minhas preferidas são Diablo (para as cenas mais narrativas) e Prince of Persia: Warrior Within (para as cenas de ação, do “pega pra capar”).

    Um conjunto que vai ser útil para muitas narrativas e que eu gosto muito também é o quarteto Paixão de Cristo e Gladiador (para cenas dramáticas), e Van Helsing e Múmia (para perseguições e cenas contra o tempo).

    #fikdik 😉

  4. Fala Gutem,

    Recomendo trilha sonoras de Games, como Resident Evil, The Last of Us e Metal Gear Solid 4.

    Elas costumam ser muito marcantes.

    Abs

Submit a Comment